Shakira se pronuncia sobre acusações de sonegação de impostos: “É sabido que as autoridades fiscais espanholas agem assim”

Shakira se pronuncia sobre acusações de sonegação de impostos: “É sabido que as autoridades fiscais espanholas agem assim”


Em entrevista para a revista Elle, Shakira comentou sobre as acusações de fraude fiscal que está enfrentando por parte do Ministério Público espanhol desde 2019. O órgão a acusa de ter sonegado € 14,5 milhões (cerca de R$ 74 milhões) em impostos entre 2012 e 2014. Em 2022, a instituição chegou a apontar à Justiça, uma pena de mais de oito anos de prisão para a artista.

Shakira, no entanto, nega as acusações e argumenta que só se tornou cidadã do país europeu em 2015. A estrela latina qualificou a situação como uma “total violação de seus direitos” e garantiu que está disposta a ir a julgamento para provar a sua inocência.

Eu tenho que lutar pelo que acredito, porque são acusações falsas“, afirmou na conversa com a Elle, publicada nesta quarta-feira (21). “Em primeiro lugar, eu não passava 183 dias por ano na Espanha naquela época – eu estava ocupada cumprindo meus compromissos profissionais ao redor do mundo. Segundo, paguei tudo o que eles alegaram que eu devia, mesmo antes de entrarem com a ação judicial. Então, a partir de hoje, devo zero a eles“, continuou. A artista também contou que, durante o período, foi aconselhada por uma empresa especializada em impostos. “Por isso, estava confiante de que estava fazendo as coisas de forma correta e transparente desde o primeiro dia“, explicou.

Mesmo sem evidências para apoiar essas alegações fictícias – como costumam fazer -, eles recorreram a uma campanha cruel na imprensa para tentar influenciar as pessoas, fazendo pressão junto à mídia e ameaçando a minha reputação para me coagir a fazer um acordo“, analisou. “É sabido que as autoridades fiscais espanholas fazem isso muitas vezes não apenas com celebridades como eu (ou [Cristiano] Ronaldo, Neymar, [Xabi] Alonso e muitos mais), mas também com o contribuinte tradicional. É só o estilo deles, mas estou confiante de que tenho provas suficientes para sustentar meu caso e que a justiça prevalecerá a meu favor“, garantiu.

Ao ser questionada sobre quais seriam os “métodos questionáveis” dos espanhóis, ela detalhou: “Enquanto Gerard e eu estávamos namorando, eu estava em uma turnê mundial. Passei mais de 240 dias fora da Espanha, então não havia como me qualificar como residente“. Segundo Shakira, as autoridades fiscais começaram a “salivar” quando viram que ela estava namorando um cidadão espanhol – a cantora oficializou o romance com Piqué em 2011.

Continua depois da Publicidade

É claro que eles queriam ir atrás desse dinheiro de qualquer forma. Mesmo nos anos seguintes, eu estava viajando pelo mundo, trabalhando sem parar durante a gravidez ou mesmo com o Milan ainda bebê, quando minha cesariana mal havia fechado. Eles sabiam que eu não estive na Espanha durante o tempo que era necessário [para se qualificar como cidadã], que a Espanha não era meu local de trabalho ou minha fonte de renda, mas ainda assim vieram atrás de mim, com os olhos no prêmio“, opinou. A musa concluiu dizendo que é uma “questão de princípio” ir para o tribunal.

Questões familiares

Para além do imbróglio judicial e de sua separação bastante pública de Piqué, Shakira também teve que lidar com outra situação delicada: os problemas de saúde de seu pai, William Maberack, de 91 anos. “Infelizmente, ele teve um ano difícil. Ele veio para Barcelona quando soube da minha crise familiar para me dar apoio. Mas ele caiu e teve um hematoma subdural“, revelou. Em seguida, ela contou que o idoso teve que se submeter a uma cirurgia no cérebro por conta do acidente. “Uma semana depois, ele caiu novamente e quebrou muitos ossos do rosto“, pontuou. “Ele é um exemplo de resiliência e sabedoria. Ele tem sido meu melhor amigo, a pessoa de quem recebo os melhores conselhos“, falou.

Em julho deste ano, a artista postou uma homenagem ao patriarca. “Você nos ensinou a levantar depois de cada queda e, desta vez, sabemos que você vai fazer isso de novo. Nós te amamos“, escreveu.



Siga o Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossas notícias!

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *