Família de Bruce Willis revela que ator foi diagnosticado com demência; saiba detalhes

Família de Bruce Willis revela que ator foi diagnosticado com demência; saiba detalhes


Bruce Willis recebeu um novo diagnóstico, quase um ano depois de anunciar que estava enfrentando afasia. A família do astro de “Duro de Matar” revelou em um longo comunicado, nesta quinta-feira (16), que Willis tem demência frontotemporal (FTD), uma condição que pode afetar personalidade, comportamento e linguagem.

“Embora isso seja doloroso, é um alívio finalmente ter um diagnóstico claro”, disseram seus parentes em um texto publicado no site da Associação para Degeneração Frontotemporal. “FTD é uma doença cruel da qual muitos de nós nunca ouvimos falar e pode atingir qualquer pessoa. Para pessoas com menos de 60 anos, a FTD é a forma mais comum de demência e, como o diagnóstico pode levar anos, a FTD provavelmente é muito mais comum do que sabemos”, explicaram.

Continua depois da Publicidade

Eles continuaram: “Hoje não há tratamentos para a doença, uma realidade que esperamos que possa mudar nos próximos anos. À medida que a condição de Bruce avança, esperamos que qualquer atenção da mídia possa se concentrar em lançar uma luz sobre esta doença que precisa de muito mais conscientização e pesquisa”.

A declaração – que foi assinada pela ex-esposa de Willis, Demi Moore, sua atual esposa, Emma Heming, e todas as cinco filhas – também disse que, se a estrela de “O Sexto Sentido” pudesse responder à sua situação, ele gostaria de ajudar a espalhar a conscientização e trazer “atenção e conexão global” para outras pessoas que sofrem da “doença debilitante”. “Bruce sempre encontrou alegria na vida – e ajudou todos que ele conhece a fazer o mesmo. Significa para o mundo ver esse sentimento de cuidado ecoado de volta para ele e para todos nós”, escreveram.

Continua depois da Publicidade

Por fim, a família agradeceu o apoio que tem recebido dos fãs do ator. “Ficamos muito comovidos com o amor que todos vocês compartilharam por nosso querido marido, pai e amigo durante este período difícil. Sua compaixão, compreensão e respeito contínuos nos permitirão ajudar Bruce a viver uma vida tão plena quanto possível”, concluíram.

Demência frontotemporal, conhecida como FTD, é um termo genérico para um grupo de distúrbios cerebrais que afetam principalmente os lobos frontal e temporal do cérebro, de acordo com a Clínica Mayo. “Essas áreas geralmente estão associadas à personalidade, comportamento e linguagem”, informa o site. Os estudiosos afirmam que sinais e sintomas variam, dependendo de qual parte do cérebro é afetada. “Algumas pessoas com demência frontotemporal têm mudanças dramáticas em suas personalidades e se tornam socialmente inadequadas, impulsivas ou emocionalmente indiferentes, enquanto outras perdem a capacidade de usar a linguagem adequadamente”, acrescentam.

Continua depois da Publicidade

No início do ano passado, Willis, de 67 anos, foi diagnosticado com afasia, um distúrbio de linguagem decorrente de danos cerebrais que afetam a compreensão da linguagem escrita e falada e da comunicação. Relatos de sua luta para lembrar das falas nas filmagens já circulavam na mídia há algum tempo. Depois disso, o ator se tornou o primeiro artista vivo a vender seus direitos de imagem para a empresa norte-americana Deepcake, permitindo que sua imagem fosse recriada através da tecnologia deepfake para continuar participando de filmes, sem atuar de fato nos longas.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *