O dia foi de temperatura elevada nos bastidores da TV Globo. Ainda no meio da madrugada, surgiram os primeiros sinais de que aquela seria uma quinta-feira (16) atípica. Numa festa do BBB23, MC Guimê e Antônio Cara de Sapato se excederam com a participante mexicana Dania Mendez. O funkeiro passou a mão pelo corpo da modelo, e o lutador tentou forçar um beijo. Pela manhã, telespectadores e veículos de imprensa repercutiram as cenas e as acusações que começaram a fervilhar.
A palavra “assédio” despontou nos trending topics, os assuntos mais comentados do Twitter. Enquanto isso, os matinais “Encontro” e “Mais Você”, que diariamente cobrem o reality, evitaram qualquer pauta relacionada ao programa e ignoraram o óbvio. Diante do silêncio da emissora, internautas passaram a cobrar diretamente às empresas que patrocinam o Big Brother.
De acordo com o Meio & Mensagem, as marcas combinaram inicialmente que aguardariam uma decisão da Globo para somente aí se manifestarem sobre o caso. Por volta de 17h, porém, com as cobranças cada vez mais crescentes, o Mercado Livre decidiu se pronunciar. A empresa publicou uma imagem com a frase “Chega de Assédio” em seu Instagram, sem citar o reality. “Até mesmo um aperto de mão, só deve acontecer quando há consentimento de ambas as partes. Nós, do Mercado Livre, estamos ao lado das mulheres e contra o assédio”, escreveu na legenda, puxando a fila.
Em seguida, outras marcas patrocinadoras do programa também se manifestaram sobre o episódio, como Ademicon, Riachuelo, Coca-Cola, Seara, Chevrolet, Nestlé, TikTok, Amstel, entre outras. A cervejaria, inclusive, optou por ser mais direta, e enfatizou: “Não é sobre bebida. Em qualquer situação não é não”. No reality, Antônio Cara de Sapato chegou a apontar que, por ter bebido whisky, estaria “mais solto”. Aqui fora, a equipe de Guimê também citou o excesso de bebidas alcóolicas, como um dos culpados, para as atitudes do artista.
Passando para lembrar: não é não! pic.twitter.com/b7FPRB0sZf
— #AdemiconNoBBB 🚀 (@ademicon) March 16, 2023
Existem limites que não podem ser ultrapassados e assédio é um deles. Não tem nada a ver com a roupa que uma mulher usa. Defendemos o direito de todas serem e usarem o que quiserem sem ter o corpo invadido. Nossa solidariedade às mulheres que passaram e passam por esta situação.
— Riachuelo 💃🏽 (@riachuelo) March 16, 2023
👉 Papo reto aqui pra vocês: a magia só acontece na base do respeito. 👈
Qualquer atitude contrária aos nossos valores NÃO nos representa e não passamos pano!
— Coca-Cola Brasil 🧊 (@CocaCola_Br) March 16, 2023
Respeito e consentimento são necessários em todas as relações e em qualquer idioma. pic.twitter.com/x3iKtDqMaY
— Seara Brasil (@seara_brasil) March 17, 2023
O único caminho é o do respeito. Não é não em todos os idiomas. pic.twitter.com/qd4wNNKrpm
— Chevrolet Brasil (@chevroletbrasil) March 17, 2023
Não é sobre bebida. Em qualquer situação, não é não. A Amstel repudia os comportamentos dos participantes e presta solidariedade a todos que sofreram e sofrem com este tipo de situação. Somos totalmente contra qualquer tipo de assédio. I AM RESPEITO. pic.twitter.com/t5nUiWY0Ng
— #AmstelNoBBB 🍻 (@AmstelBrasil) March 16, 2023
O respeito é um valor inegociável em nossas relações. Repudiamos qualquer forma de assédio e entendemos que é nosso papel, cada vez mais, nutrir o diálogo para conscientização da sociedade.
— Chocolates Nestlé Classic no #BBB23 🍫 (@NestleChocoBR) March 16, 2023
Aqui no Carrefour acreditamos que todas as relações precisam ser baseadas no respeito e no consentimento. Infelizmente, todos os dias, mulheres sofrem situações de assédio. É importante dar luz a este tema tão sensível e gerar o imediato acolhimento.
— ADM do Carrefour 🛒 (@carrefourbrasil) March 16, 2023
Acreditamos em uma comunidade inclusiva e na expressão individual sem medo de abusos, no mundo virtual ou real. Não toleramos assédio. pic.twitter.com/4R89jxEIRl
— TikTok Brasil (@TikTokBrasil) March 17, 2023
Um “não” passa longe de ser confuso, muito menos brincadeira: NÃO é NÃO! 🚫
A família Vick repudia firmemente todas as formas de assédio: respeito não é opção, é prevalência. Se você foi vítima ou presenciou algum tipo de assédio ou importunação sexual, ligue 180 e DENUNCIE. pic.twitter.com/cS0cbjaVGj— #VickNoBBB (@VickOficialBR) March 17, 2023
A afirmação pode até parecer exagero, mas não é. 30 milhões de mulheres foram vítimas de assédio em lugares como casa, na rua, trabalho, transporte público ou academia. Se você foi vítima ou presenciou algum tipo de assédio ou importunação sexual, DENUNCIE. + pic.twitter.com/eJMp82TZtC
— #AlwaysNoBBB (@AlwaysBrasil) March 17, 2023
A Stone acredita que qualquer relação deve ser baseada no respeito, integridade e consenso entre todas as pessoas, independente de qualquer cenário ou circunstância. Por isso, reforçamos que não acreditamos em qualquer conduta que seja incompatível com esses valores.
— Stone no #BBB23 (@SejaStone) March 17, 2023
Chega de assédio ✋🏽 pic.twitter.com/QkjHbLfKmw
— Downy No #BBB23 🌸 (@DownyBRA) March 17, 2023
Pessoal, hora de falar sério: pic.twitter.com/9ynULOoZS1
— Rexona (@rexonabr) March 16, 2023
Ainda de acordo com a jornalista Bárbara Sacchitiello, do Meio & Mensagem, diretores e representantes das marcas patrocinadoras do reality passaram a cobrar uma atitude firme por parte da TV Globo. As empresas temiam que a falta de uma ação enérgica respingasse em suas respectivas imagens junto ao público. Ao final da tarde, o episódio já se alastrava no exterior, principalmente no México. A repercussão internacional foi reforçada por matérias que apontavam para os comportamentos problemáticos.
Já à noite, a Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu um inquérito para investigar Antônio Cara de Sapato e MC Guimê. De acordo com o jornal “O Globo”, agentes da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, analisam as imagens das abordagens que os ex-brothers tiveram com Dania. “A Delegacia de Atendimento à Mulher de Jacarepaguá instaurou inquérito para apurar o crime de importunação sexual. Diligências estão em andamento para apurar a conduta dos envolvidos”, disse a Polícia Civil, em nota.
O hugogloss.com confirmou que o caso seria tratado apenas no programa ao vivo. E assim foi feito. Por volta das 23h, Tadeu Schmidt surgiu no telão da sala com o semblante sóbrio e anunciou a expulsão do cantor e do lutador. “Nós não gostamos do que vimos hoje. Sapato e Guimê passaram do ponto. É preciso tomar cuidado com os limites aqui e fora daqui. Assim, por contrariar as regras do programa, Guimê e Sapato estão eliminados do BBB 23”, declarou ele.
Cara de Sapato e MC Guimê estão eliminados do #BBB23. #RedeBBB pic.twitter.com/1tWyaA3VSk
— Big Brother Brasil (@bbb) March 17, 2023
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques