Juliette e Duda Beat são acusadas por Evandro Fióti, irmão de Emicida, de plagiarem ‘AmarElo’, hit do rapper; assista

Juliette e Duda Beat são acusadas por Evandro Fióti, irmão de Emicida, de plagiarem ‘AmarElo’, hit do rapper; assista


Nesta quarta-feira (18), Juliette e Duda Beat foram acusadas de plágio por Evandro Fióti, irmão de Emicida. Nas redes sociais, o produtor e compositor apontou uma série de semelhanças entre a música “Magia Amarela”, lançada pelas artistas durante a madrugada, e “AmarElo – É Tudo Para Ontem”, trabalho de Emicida com participações de Majur e Pabllo Vittar, de 2020. Ele afirmou que pretende entrar na Justiça para resolver a questão.

“Sabe apropriação e tudo aquilo que a gente discursa sobre ética? Então, esse mercado tem bem pouco. Sem criticar as artistas que inclusive admiro. Mas nosso jurídico vai trabalhar!”, escreveu Evandro no X, antigo Twitter, ao compartilhar o lançamento de Juliette e Duda.

Segundo ele, além da estética, as músicas têm letras parecidas, principalmente no trecho: “Família, amigos/mais cores pra nós/sorte de quem prova essa magia/a cor da vida é ‘amar elos’ reais”. Evandro publicou a frase em questão com a legenda: “Tem que falar mais alguma coisa?”.

O produtor destacou que não pretende criar julgamentos para Juliette ou Duda, mas abrir uma discussão sobre apropriação, plágio e ética no mercado da música. “Estou indignado. Vou explicar esse contexto dessa apropriação, plágio e mais uma vez falta de ética nesse mercado vindo em sua maioria (mas não somente), de pessoas brancas. E reafirmo essa crítica é coerente e vai no lugar certo. Não quero hate em cima da Juliette ou Duda”, lembrou.

Fióti também abriu uma live para falar sobre o tema no Instagram. De acordo com o compositor, além de copiar os vitrais do projeto, o conceito, a paleta de cores e a tipografia utilizada na capa também teriam sido os mesmos. “Mais uma vez, a branquitude se uniu, sem ética alguma, para se apropriar das criações de pessoas negras. É um absurdo! Eles vão falar que não teve uma fonte de inspiração? Que não teve nenhuma relação com um dos trabalhos mais relevantes dos últimos anos no mundo da música de um artista negro?”, disparou.

Ele destacou que o “AmarElo” virou documentário na Netflix, foi indicado ao “Emmy Internacional” e venceu o “Grammy Latino”. “Tem banda de artista branco que em um ano já ganhou um Grammy. A gente levou 12 anos para conseguir e o trabalho que a gente ganhou o prêmio acabou de ser roubado conceitualmente”, lamentou.

“Tem noção do ódio que isso gera? Dá vontade de colocar fogo em tudo! Mas essa não é a arma que a gente vai usar, vamos usar a diplomacia. Não adianta levantar punho cerrado no caso do George Floyd ou hashtag no Twitter se você é conivente com isso, você está contribuindo com a mesma estrutura”, acrescentou.

Continua depois da Publicidade

Sem mencionar o nome dos envolvidos, o compositor ainda apontou que a canção de Juliette e Duda Beat faz parte de uma estratégia de reposicionamento de uma marca. No relato, Evandro contou que ele e Emicida foram procurados para o projeto e negaram a participação. Trata-se de uma famosa empresa de biscoitos, pães e panetones. “Essa marca negociou com a gente. Mas não chegamos em um acordo tanto por cronograma, quanto por prazo. Além da questão financeira, porque a verba que eles tinham não justificava a entrega que teríamos que fazer”, explicou. Diante da negativa de Emicida, a marca teria então procurado por Duda e Juliette.

O hugogloss.com entrou em contato com as equipes de Juliette e Duda Beat, que até o momento não se pronunciaram. Em agosto deste ano, a campeã do BBB já havia sido acusada de plagiar Manu Gavassi. Em entrevista, a própria Manu mencionou semelhanças estéticas entre seu projeto “Gracinha” e o clipe de “Quase Não Namoro”, parceria de Juliette e Marina Sena, admitindo que ficou chateada com as ‘coincidências’ entre as duas produções.

Continua depois da Publicidade

Compare:

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *