Alexandre Nardoni tem pena reduzida após ler “Carta ao Pai”, de Franz Kafka, na prisão

Alexandre Nardoni tem pena reduzida após ler “Carta ao Pai”, de Franz Kafka, na prisão


A Justiça de São Paulo determinou a redução de pena de Alexandre Nardoni após ele fazer uma resenha do livro “Carta ao Pai”, de Franz Kafka, e realizar trabalhos dentro da cadeia. Alexandre está preso desde 2008, acusado de matar a filha, Isabella Nardoni, de cinco anos, junto da esposa Anna Carolina Jatobá.

A decisão foi tomada no fim de setembro e divulgada nesta semana. Nardoni terá a diminuição de 96 dias em sua pena de 31 anos – ele já cumpriu 15. A solicitação foi feita pelos advogados do condenado em agosto. Segundo o pedido, Alexandre trabalhou por 277 dias na prisão entre maio de 2022 e julho de 2023. Por lei, a cada três dias trabalhados em reclusão, o detento pode pedir o abono de um dia da sua pena.

Continua depois da Publicidade

Além disso, ele também participou do programa de incentivo à leitura, da Secretaria da Administração Penitenciária, e leu o clássico literário. Por isso, teve mais quatro dias descontados pela juíza Marcia Beringhs Domingues de Castro, da 2ª Vara de Execuções Criminais de Taubaté. Nardoni está detido na Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, de Tremembé.

“O sentenciado permaneceu com o livro ‘Carta ao Pai’, de autoria de Franz Kafka, pelo período de 26 dias, tendo apresentado a respectiva resenha, que foi considerada fidedigna pela equipe responsável”, registrou a sentença.

Em trechos da resenha exibidos pelo Metrópoles, ele afirma que “recomenda a obra” porque a trama conta a “história de vida dos pais com os filhos”. “Essa história escrita é o que acontece com diversas famílias no tempo de hoje. As famílias têm os mesmos problemas dentro dos seus lares, faltando diálogo”, escreveu.

Alexandre Nardoni sendo detido pela polícia (Foto: Reprodução/Netflix)

Relembre o caso

O crime ocorreu na noite de 29 de março de 2008, quando Isabella Nardoni, de apenas 5 anos, foi jogada do sexto andar do apartamento onde morava o casal Nardoni, no Edifício London. Como apontado pela investigação, não foi uma queda acidental, mas sim um homicídio. A criança foi agredida pelos responsáveis e, ao acharam que estava morta, acabou arremessada.

Alexandre e Anna Carolina Jatobá foram considerados culpados pela Justiça em 2010, e estão presos em Tremembé, no interior de São Paulo. O pai foi condenado a mais de 30 anos de cadeia, e cumpre pena desde 2008 na Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, conhecida como P2 de Tremembé. Entretanto, desde 2019, Alexandre está em regime semiaberto.

Continua depois da Publicidade
Alexandre Nardoni sendo detido pela polícia (Foto: Reprodução/Netflix)

Anna Carolina, por sua vez, foi condenada a mais de 26 anos de prisão e cumpre pena na Penitenciária Santa Maria Eufrásia Pelletier, a P1 feminina de Tremembé (SP). Em 2017, ela também conseguiu ir para o regime semiaberto, e desde então é beneficiada com as saídas temporárias. Mesmo com as acusações e condenação, o casal sempre negou ter cometido o crime.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *