Vídeo: Sandra Annenberg acaba no hospital após contato com inseto: ‘Dor insuportável’; entenda o porquê

Vídeo: Sandra Annenberg acaba no hospital após contato com inseto: ‘Dor insuportável’; entenda o porquê


A jornalista Sandra Annenberg foi internada às pressas após ter pisado em uma lagarta venenosa, nesta sexta-feira (17). Nas redes sociais, a comunicadora compartilhou imagens do inseto e, na sequência, apareceu nos Stories do Instagram sendo medicada.

No vídeo divulgado na plataforma, Annenberg afirmou ter pisado na lagarta e que, desde então, estaria sentindo muitas dores. “Alguém sabe que ‘bicho’ é esse?”, indagou a jornalista. “Pisei nele e o meu pé está pegando fogo. Uma dor insuportável. Socorro”, continuou ela, na legenda do vídeo.

Nos comentários, internautas aconselharam Sandra a procurar ajuda médica e não demorou para que ela revelasse que estava numa unidade de saúde, recebendo atendimento para o machucado. No entanto, Annenberg não deu atualizações sobre seu estado de saúde desde então.

Annenberg se dirigiu ao hospital logo após o incidente. (Foto: Reprodução/Instagram) #LookWhatYouMadeMeDo

Em conversa com a Quem, o Educador Ambiental Matheus Mesquita, mais conhecido como Biomesquita, explicou que o inseto em questão é uma lagarta-cachorrinho, fase larval da mariposa do gênero Podalia. “Elas tem essas cerdinhas no corpo que parecem pelinhos, mas são como se fossem micro espinhos urticantes, que penetram nossa pele, injetam uma toxina e aí a dor é fruto disso”, detalhou o especialista.

Mesquista fez também um alerta, já que algumas pessoas podem ser mais sensíveis à toxina, o que causa uma forte reação alérgica. De acordo com ele, em situações extremas, a pessoa pode chegar a óbito após o contato com o inseto. “Existem alguns gêneros no Brasil, principalmente o Lonomia — que também é uma lagarta de fogo — que pode causar problemas muito graves nas pessoas”, afirmou.

Entretanto, Matheus reforçou que o caso da apresentadora do Globo Repórter é dos mais tranquilos. “Essa da Sandra é mais tranquila. Dói muito, vai ficar queimando alguns dias, mas não tem registros de casos graves, só casos de pessoas com uma reação alérgica muito forte, que acaba sendo algo mais específico”, destacou ele.

Continua depois da Publicidade

Ainda na seção de comentários do registro, o biólogo Fabiano Soares, explicou mais sobre o inseto e aconselhou Sandra sobre como tratar as dores. “Parece uma lagarta da Mariposa Flanela, que pertence ao gênero Megalopyge sp. Os “pelos” (cerdas) têm uma toxina que além de irritar a pele, pode desencadear uma série de reações superdolorosas. Para remoção das cerdas da pele dá pra utilizar uma fita adesiva e em seguida lavar com água e sabão. Para alívio da dor você pode utilizar pomada com analgésico e em alguns casos com anti-histamínico, lembrando que se piorar, é melhor procurar atendimento médico”, escreveu ele.

Biólogo aconselhou Annenberg a procurar ajuda médica. (Foto: Reprodução/Instagram)

O biólogo mineiro Helter Pereira discorreu sobre os efeitos físicos do contato com a lagarta. “Sou biólogo, já trabalhei com lepidopteros (borboletas e mariposas). Este animal da foto é uma lagarta da Família Megalopygidae, futuramente se tornará uma mariposa, ela possui cerdas urticantes que podem causar irritação, febre, dor localizada, inchaço e até inflamação nas glândulas linfáticas (íngua)”, detalhou.

“Infelizmente não há soro, nem remédio para esta lagarta, e geralmente não acarreta nenhum perigo. Porém em pessoas alérgicas pode acarretar algum perigo. Fique atenta! Caso não melhore vá para o hospital, mas não é necessário levar o animal consigo, porque no manuseio com o animal pode liberar outras cerdas as quais podem atingir outra parte do corpo. Leve apenas a foto”, aconselhou.

Um biólogo mineiro também se manifestou, explicando mais sobre os efeitos do contato com a lagarta. (Foto: Reprodução/Instagram)



Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *