Monique Olivier, ex-mulher de assassino em série da França, é condenada à prisão perpétua; entenda caso

Monique Olivier, ex-mulher de assassino em série da França, é condenada à prisão perpétua; entenda caso


Monique Olivier, ex-mulher do serial killer Michel Fourniret, foi condenada nesta terça-feira (19) pelo tribunal francês à prisão perpétua por ser cúmplice em dois assassinatos e um sequestro. De acordo com a BBC, ela foi julgada por participar do estupro e do crime que matou Joanna Parrish, de 20 anos, em 1990, e de Marie-Angèle Domèce, de 18 anos, em 1988.

Monique também foi acusada de ajudar a sequestrar Estelle Mouzin, de nove anos, em 2003. O corpo da criança nunca foi encontrado. A ex-esposa de Fourniret tinha o papel de tranquilizar as vítimas para que elas entrassem na van do seu parceiro. O pai de Joanna Parrish, Roger Parrish, disse ter esperado “muito tempo” pela condenação.

Além disso, ele falou sobre como a função de Monique foi fundamental para o criminoso conquistar a confiança das vítimas. “A presença dela por si só teria conquistado a confiança de todas as vítimas, que nunca teriam acreditado que uma mulher pudesse ter participado de um ato tão terrível e depravado”, disse Roger.

Durante o julgamento, o pai ainda pediu um minuto de silêncio por todas as vítimas de Fourniret. Em 2008, o criminoso foi preso por estuprar e assassinar no mínimo sete garotas entre 1987 e 2003. A maioria das mulheres foram mortas na região das Ardenas, no norte da França, e na Bélgica. Dez anos depois, ele recebeu sua segunda prisão perpétua por um oitavo assassinato. No total, ele confirmou ter matado onze mulheres. O criminoso faleceu em 2021, aos 79 anos.

Monique Olivier no julgamento em novembro. (Foto: Villette Pierrick/ABACA/Shutterstock)

Pouco antes do júri dar o veredito, Monique pediu perdão às famílias das vítimas: “Lamento tudo o que fiz e peço perdão às famílias das vítimas, embora saiba que é imperdoável”. O presidente do tribunal, Didier Safar, declarou que os crimes cometidos por ela e o ex-marido tiveram “circunstâncias desumanas”.

“Trata-se da extrema gravidade dos fatos que contribuíram para a morte de duas jovens mulheres e de uma menina de nove anos, em circunstâncias desumanas […] Monique Olivier não tinha empatia pelas suas vítimas, que ela desumanizou”, disse ele. Monique já cumpre prisão perpétua por sua participação nos crimes anteriores de Fourniret. A segunda sentença de prisão perpétua será de, no mínimo, 20 anos.

Continua depois da Publicidade

Na época em que Fourniret foi preso, Olivier declarou que era uma dona de casa gentil e submissa, obrigada a aguentar o marido abusivo. Depois disso, várias armas foram encontradas na residência do então casal e foi descoberto que Olivier era cúmplice do serial killer. Em muitos dos casos, ela estava presente no momento do crime, chegando até mesmo a fazer sexo oral em Fourniret, enquanto ele cometia um estupro.

Para os investigadores, Fourniret falava para Olivier sobre seu desejo que tinha de estuprar garotas. Quando conheceu o criminoso, Monique era casada e vivia em relacionamento abusivo, muitas vezes sendo até agredida fisicamente. Por isso, acredita-se que ela queria que o serial killer matasse o seu marido e, em troca, ela ajudaria nos crimes.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *