“Choquei” divulga nova nota sobre caso Jéssica Canedo e detalha depoimento prestado à polícia; leia a íntegra

“Choquei” divulga nova nota sobre caso Jéssica Canedo e detalha depoimento prestado à polícia; leia a íntegra


O perfil Choquei voltou a se manifestar após a repercussão do caso Jéssica Canedo. Em nota ao público, divulgada hoje (28), a página lamentou a morte da jovem mineira e afirmou ter prestado contas sobre a divulgação de fake news em depoimento à polícia. A página ainda revelou planos para um “processo de reavaliação” da conduta na divulgação de notícias.

Na semana passada, prints de uma suposta conversa íntima entre Jessica e o humorista Whindersson Nunes começaram a repercutir. Em pouco tempo, os dois se manifestaram e disseram que tudo não passava de fake news. Entretanto, Jessica tirou a própria vida na última sexta-feira (22), após a repercussão das informações falsas. Segundo familiares, ela sofria de depressão e não suportou os ataques que sofreu na web. Logo, páginas que compartilharam as fake news passaram a ser criticadas nas redes sociais.

Sobre o caso, a Choquei chegou a se manifestar. Em texto assinado pela advogada Adélia de Jesus Soares, a página se eximiu de qualquer responsabilidade pela tragédia, apesar de ter sido uma das primeiras páginas a reproduzir o conteúdo falso. Segundo o comunicado, os responsáveis basearam a publicação em “dados disponíveis no momento”. O perfil, na ocasião com quase 22 milhões de seguidores, foi criado por Raphael Sousa.

Hoje (28), o perfil de fofocas voltou a falar sobre o assunto. Além de reitarar sua solidariedade à família de Jéssica, a Choquei explicou ter prestado contas à Polícia Civil de Minas Gerais, onde tudo aconteceu. Desde o incidente, a página perdeu quase 2 milhões de seguidores no Instagram. Leia a íntegra:

Continua depois da Publicidade

“O perfil Choquei lamenta profundamente o ocorrido com Jéssica Vitória Canedo e se solidariza com sua família. Informamos aos seguidores que, em sinal de respeito pelo trágico acontecimento, as redes da Choquei estavam paralisadas até este momento. Nesta quinta-feira, dia 28 de dezembro, o proprietário do perfil Choquei prestou esclarecimentos à Polícia Civil de Minas Gerais e apresentou fatos e documentos que contribuem para elucidar o episódio e dar a real dimensão do papel da Choquei no caso. Foram fornecidas provas sobre o fato gerador da notícia falsa – que foi publicada originalmente por um outro perfil e republicada posteriormente pela Choquei – e foram disponibilizadas imagens de diálogos que mostram os procedimentos adotados assim que a falsidade foi descoberta, como a retirada imediata do conteúdo falso republicado. Neste momento, a Choquei passa por um profundo processo de reavaliação interna dos métodos adotados visando a implementação de filtros e códigos de conduta para evitar que episódios dessa natureza voltem a acontecer. A Choquei está à disposição para contribuir com os órgãos de investigação, assim como colaborar para o aprimoramento do setor de notícias online. Reiteramos nossa solidariedade e total apoio à família de Jéssica Vitória Canedo.”

IMPORTANTE: Se você ou alguém que você conhece está passando por dificuldades emocionais ou considerando o suicídio, ligue para o “Centro de Valorização da Vida” pelo número 188. O CVV realiza apoio emocional, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Para mais informações, clique aqui.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *