Vídeo: Auxiliar de limpeza é atacada por cliente de shopping em MG: “Coloque-se em seu lugar”

Vídeo: Auxiliar de limpeza é atacada por cliente de shopping em MG: “Coloque-se em seu lugar”


Na tarde desta quarta-feira (27), uma auxiliar de limpeza foi alvo de um ataque por parte de uma cliente do Shopping Vale do Aço, em Ipatinga, no interior de Minas Gerais. Em vídeo que circulou nas redes sociais, é possível ver o momento em que a auxiliar foi xingada de “palhaça” e “analfabeta” por uma agressora não identificada.

De acordo com o veículo, a trabalhadora de 34 anos estaria limpando o piso e teria advertido uma adolescente sobre o espaço molhado. Foi então que a agressora começou os xingamentos. A própria funcionária revelou que borrifou um produto no chão e sinalizou o espaço com uma placa, como medida de segurança. Ela teria dado o aviso devido ao risco de que a garota se machucasse.

No flagra, uma outra mulher questiona a advertência da auxiliar, antes da agressora surgir, com uma criança no colo, disparando ofensas contra a funcionária. Testemunhas tentaram afastá-la, mas de nada adiantou. “Você não passa de uma faxineira analfabeta”, xingou a mulher. “Eu sou rica e estou de férias, você está no lugar certo que é seu”, continuou ela, adicionando ainda para a trabalhadora “colocar-se em seu lugar”.

Segundo a funcionária, ela ignorou os ataques e continuou o trabalho, respondendo apenas que era “faxineira com muito orgulho”. O momento acabou sendo registrado pela jornalista Layane Óliver, que passeava no local com o marido. Assista:

Após o episódio, a vítima precisou ser socorrida pela equipe de brigadistas de incêndio do shopping, pois teve uma crise de taquicardia e hipertensão. A Polícia Militar foi acionada pela auxiliar, que registrou um boletim de ocorrência por injúria. No documento, a trabalhadora explicou que trabalha numa empresa terceirizada que presta serviços ao Shopping Vale do Aço.

Ao g1, a jornalista que presenciou o ocorrido se disse indignada e assustada com a atitude da agressora. “Eu nunca presenciei uma cena dessas, fiquei muito assustada e ao mesmo tempo revoltada com a situação. Estava com meu filho pequeno, que é autista. Primeiro eu quis entender o que estava acontecendo e, quando percebi o contexto do ataque, comecei a filmar enquanto meu marido foi até lá para apartar a agressora de perto da funcionária”, contou Óliver.

Ela afirmou, ainda, estar em contato com a trabalhadora, que disse não desejar se manifestar publicamente sobre o caso. “Ela disse que as palavras que ouviu ainda doem muito. Falou que acorda todos os dias às 4h para trabalhar e sustentar os filhos e que não esperava ser humilhada daquela forma”, contou.

Continua depois da Publicidade

Episódio vira inquérito

Após ouvir a vítima, a Polícia Militar acessou as imagens das câmeras de segurança do estabelecimento e confirmou a versão da mulher.

A agressora, até o momento, não foi identificada. Entretanto, a PM sabe que a placa do veículo utilizado pela mulher é de São Bernardo do Campo (SP). As autoridades estão trabalhando para descobrir se ela é moradora do ABC Paulista, de Minas Gerais, ou se estava apenas de passagem pela região.

De acordo com o Código Penal brasileiro, ofender uma pessoa com xingamentos que ferem a honra, moral ou dignidade é considerado crime de injúria. A infração pode render pena de até seis meses de prisão e multa para o agressor.

Continua depois da Publicidade

Após o incidente, o Shopping Vale do Aço se manifestou. Em nota à imprensa, o estabelecimento lamentou o ocorrido e disse ter prestado todo o apoio emocional necessário à funcionária. Leia a íntegra:

“Lamentamos o caso de discriminação em que uma colaboradora terceirizada da área de serviços gerais foi vítima de insultos por parte de uma cliente, no dia de hoje, 27 de dezembro. A profissional foi prontamente acolhida e está recebendo todo apoio emocional necessário, enquanto medidas cabíveis estão sendo tomadas.Repudiamos veementemente qualquer forma de discriminação e reforçamos nosso compromisso em assegurar um ambiente seguro e acolhedor para todos.”

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *