Homem que estuprou jovem em BH após show é condenado; Justiça também decide sobre motorista de aplicativo e amigo da vítima

Homem que estuprou jovem em BH após show é condenado; Justiça também decide sobre motorista de aplicativo e amigo da vítima


Nesta segunda-feira (26), Wemberson Carvalho da Silva, de 47 anos, foi condenado a 10 anos, 8 meses e 10 dias de prisão em regime fechado, por estupro de vulnerável. Em 30 de julho de 2023, após um show no Estádio do Mineirão (BH), uma estudante de 22 anos foi deixada por um motorista de aplicativo na calçada da casa dela. Posteriormente, de acordo com a investigação, ela foi levada desacordada por Wemberson e estuprada em um campo de futebol.

Segundo o g1, o motorista de aplicativo que levou a jovem e a deixou desacordada foi inocentado da acusação de estupro de vulnerável por omissão imprópria. O processo dele foi encaminhado ao Ministério Público para um acordo pelo crime de abandono de incapaz. Já o amigo da vítima, que estava com ela antes do episódio e a colocou no carro de aplicativo, foi inocentado da acusação de omissão de socorro.

O motociclista que apareceu para ajudar o motorista a deixar a vítima na rua também foi denunciado por omissão de socorro, mas o processo foi para outro estado e ainda não foi julgado. A decisão é da 10ª Vara Penal de Belo Horizonte e cabe recurso para todas as partes.

Wemberson Carvalho da Silva está no Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, desde o ano passado. Em nota ao g1, o advogado da família da vítima afirmou que pretende recorrer da decisão da Justiça, “com o objetivo de buscar o aumento da pena”.

Os advogados do amigo dela também se manifestaram. Segundo Guilherme Sabino e Tiago Resende, a absolvição “representa a restauração da verdade e a correta aplicação da lei” e que “desde o início da ação penal, sua absoluta inocência foi afirmada, respaldada nos elementos obtidos já na fase de inquérito policial”.

Câmeras de segurança flagraram o rosto do suspeito. (Foto: Reprodução/ TV Globo)
Câmeras de segurança flagraram o rosto de Wemberson. (Foto: Reprodução/ TV Globo)

O caso

Em agosto passado, o “Fantástico” teve acesso a imagens exclusivas do episódio, enquanto a estudante e os colegas estavam em um bar na região da Pampulha. No registro, após acomodar a moça no carro, o amigo conversa algo com o motorista. Depois, o condutor do aplicativo segue a viagem de 12 quilômetros.

Quando chega ao local de destino, ele desce com o celular na mão, vai até o interfone e volta para o veículo. O motorista parece conversar com a jovem e, em seguida, tenta chamar alguém do prédio. Sem sucesso, ele pede ajuda a um motociclista para tirar a estudante do carro e a deixa encostada em um poste.

As câmeras de segurança ainda flagraram o momento em que a menina foi levada por Wemberson Carvalho da Silva. Ele a carrega no ombro, virada de cabeça para baixo, pelas ruas do bairro. Ele ficou três horas com a vítima. Wemberson só saiu do local quando o dia já estava claro. A estudante foi encontrada em um campo de futebol, seminua e ainda insconsciente, por uma moradora que estava fazendo caminhada.

A mulher foi quem chamou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). No mesmo dia, a jovem foi à delegacia e ao Instituto Médico Legal (IML), onde um laudo atestou o estupro. 

Segundo o depoimento do amigo, quando pediu o carro de aplicativo para a vítima, ele se ofereceu para ir junto, mas ela disse que não precisava e compartillhou a corrida com o irmão. O rapaz, porém, estava dormindo e só percebeu o desaparecimento no dia seguinte – quando avisou os demais familiares. Clique aqui para assistir e saber os detalhes.



Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *