Três Vidas: Conheça a chocante história real que inspirou o novo sucesso da Netflix

Três Vidas: Conheça a chocante história real que inspirou o novo sucesso da Netflix


Em fevereiro, a Netflix lançou a série policial “Três Vidas“, que gira em torno da detetive forense Becca (Maite Perroni), que descobre ser 1 terço de um grupo de trigêmeas que foram separadas na infância. A parte mais surpreendente é que a produção é inspirada pelo caso real dos trigêmeos Neubauer, que também só souberam sobre os irmãos na vida adulta.

O caso veio à tona em meados de 1980, mas teve início em julho de 1961, com o nascimento dos trigêmeos Robert, David e Eddy. O trio chegou a um orfanato no subúrbio de Nova York e intrigou os funcionários por suas características idênticas. No entanto, eles foram registrados como crianças sem qualquer relação de sangue.

Dois dos bebês foram realocados com famílias em Nova York e os pais adotivos não foram informados de que os pequenos tinham irmãos biológicos. Ao longo dos próximos 19 anos, Edward Galland, David Kellman e Robert Shafran viveram normalmente com suas famílias, exceto pelos questionários periódicos realizados pelo Centro de Desenvolvimento Infantil do Conselho Judaico de Serviços à Família e Crianças – instituição religiosa que auxiliou os pais com a adoção.

Surpreendentemente, nenhum dos envolvidos estranhou o interesse e a presença constantes dos membros do Conselho Judaico em locais frequentados por eles. Os pais dos meninos interpretaram a “perseguição” como uma coincidência, já que todos estavam integrados na sociedade judaica local.

Continua depois da Publicidade

Reviravolta chocante

O caso teve uma guinada em 1980, quando, aos 19 anos, Robert ingressou na Sullivan County Community College, uma universidade em Nova York. Mesmo tendo entrado depois do início das aulas, o rapaz foi recepcionado calorosamente pelos colegas, o que lhe causou estranheza, especialmente quando os estudantes passaram a abordá-lo como Eddy Galland.

Confuso, Robert saiu em uma missão para encontrar o tal Eddy e então foi surpreendido pela aparência idêntica do jovem. O reencontro da dupla emocionou tanto a comunidade local, especialmente quando constataram os aniversários e adoções idênticas, que acabou atraindo a atenção da imprensa.

Do outro lado do estado, um amigo de David, o terceiro dos trigêmeos, viu a história no jornal e, aos berros, revelou que que havia “visto dois dele”. O rapaz, também chocado, se dirigiu até Nova York dias depois para ver os irmãos perdidos, confirmando a conexão de todos, 19 anos após sua separação.

A semelhança do trio é chocante. (Foto: Reprodução/CNN Films)
Continua depois da Publicidade

Experimento social

A história se tornou um fenômeno nos EUA, rendendo oportunidades para que Robert, David e Eddy trabalhassem como modelos, concedessem entrevistas e até mesmo participassem do longa “Procura-se Susan Desesperadamente”, com a cantora Madonna, em 1985. Eventualmente, eles abriram seu próprio restaurante, chamado Triplets (Trigêmeos, em português).

Segundo informações do site Leisure Byte, a verdade por trás do caso dos trigêmeos veio à tona no início da década de 1990. As crianças foram designadas para famílias diferentes pela agência de adoção Louise Wise, responsável pela parceria com o Conselho Judaico, depois depois que o psicanalista infantil Peter Neubauer ofereceu uma grande quantia em dinheiro para conduzir um experimento social.

Em uma tentativa de realizar testes práticos de “natureza versus criação”, os questionários e perseguições durante a infância foram frutos de um extenso estudo conduzido pelo médico. O projeto foi omitido dos pais adotivos e mantido em sigilo por anos pelos organizadores.

Os trigêmeos em “Procura-se Susan Desesperadamente”. (Foto: Reprodução/Orion Pictures)
Continua depois da Publicidade

Após a descoberta, Neubauer alegou que sua intenção era estudar como a genética influencia no desenvolvimento de gêmeos que crescem em ambientes socioeconômicos distintos. Foi constatado que, apesar de terem sido criados em famílias e locais diferentes, os três exibiam um número absurdo de hábitos em comum – todos gostavam dos mesmos filmes, fumavam os mesmos cigarros e tinham sido lutadores na faculdade.

Entretanto, não importa o quão idênticos sejam os trigêmeos, as diferenças entre eles se tornaram claras com o tempo de convivência. Todos os três batalharam com problemas de saúde mental e, eventualmente, Edward Galland tirou a própria vida. O suicídio aconteceu em 1995, meses antes da divulgação do relatório de Neubauer.

O psicanalista foi forçado a entregar às autoridades todos os registros sobre Robert, David e Eddy, pedir desculpas e compensar as famílias monetariamente pelo imbróglio. Desde então, os documentos do estudo estão lacrados na Biblioteca da Universidade de Yale, e só poderão ser abertos em 25 de outubro de 2065.

Neubauer faleceu em 2008 sem revelar suas descobertas, mas grande parte do estudo foi abordado no documentário “Three Identical Strangers” (Três Estranhos Idênticos), produzido pelo jornalista Tim Wardle com os dois irmãos restantes, em 2018.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *