Patrícia Poeta notifica Sônia Abrão e pede retratação pública em 24h; apresentadora se manifesta ao vivo

Patrícia Poeta notifica Sônia Abrão e pede retratação pública em 24h; apresentadora se manifesta ao vivo


Nesta semana, a apresentadora Sônia Abrão e o jornalista Alessandro Lo-Bianco, do programa “A Tarde É Sua“, foram notificados extrajudicialmente pelos advogados de Patrícia Poeta. Segundo o site Na Telinha, os representantes da global pedem uma retratação pública em até 24 horas, afirmando que Patrícia vem sendo vítima de uma “campanha de discurso de ódio” há meses.

“Eles vem há 10 meses, desde o momento em que a Patrícia começou com o programa, inventando mentiras, essa que é a verdade, e muitas vezes até xingando ela (Patrícia Poeta), essa que é a outra verdade. Ela procurou evitar isso. Claro que quer evitar levar a questão para a Justiça, mas chega numa situação que não é possível mais”, afirmou o criminalista André Perecmanis.

Segundo o advogado, a apresentadora do “Encontro” não aguentou as “mentiras e ataques gratuitos”. Segundo ele, o objetivo dos funcionários da Rede TV! seria apenas “gerar engajamento” com os comentários. “Não tem qualquer justificativa para tantas mentiras e tantos ataques gratuitos. Eles foram notificados para se retratarem publicamente, pedirem desculpas, por afirmações mentirosas deles. A gente indica várias [nas notificações], disse ele.

“Coisas que eles sabem que são mentiras, mas eles falam para gerar engajamento, gera polêmica, capitalizar em cima da destruição da reputação dela e da credibilidade dela”, completou André.

Continua depois da Publicidade

A notificação

No documento, a defesa acusa Sônia e Alessandro de difamação e injúria. “Ao inventar e propalar narrativas inteiramente mentirosas, sob o falso pretexto de estar veiculando informação jornalística, para angariar cada vez mais audiência para si e para o programa A Tarde é Sua, V. Sª. tem cometido reiteradamente crimes. Desde a estreia, a notificante vem sendo alvo de uma massacrante e ininterrupta campanha difamatória – a partir da divulgação de fatos inteiramente falsos e da atribuição de qualidades extremamente depreciativas”, diz o texto.

“Nesse sentido, ao longo de aproximadamente 10 (dez) meses, V. Sª. tem se utilizado não apenas de suas redes sociais, como ainda do programa televisivo, para disseminar, dia após dia, verdadeiro discurso de ódio contra a notificante ora lhe atribuindo condutas desabonadoras que jamais ocorreram, ora lhe agredindo deliberadamente por meio da utilização pura e simples de ofensas verbais e xingamentos”, prossegue a notificação.

Continua depois da Publicidade

O texto ainda reúne declarações que, segundo o advogado, podem ser consideradas “criminosas”. “O que eu acharia muito saudável, ficar longe de uma apresentadora tão tóxica (…) quanto é a Patrícia Poeta (…). Faz um ano que estamos vendo a humilhação que o Manoel Soares é submetido, não dá e não deu para ele. Ontem não teve como disfarçar. (…)  Faz mal pra gente ver uma pessoa ser humilhada e discriminada, então se não sabe resolver lá dentro, pede pra sair”, teria dito Sônia em uma das edições do “A Tarde é Sua”.

“Tá feio demais! Não tem esse papo de amor, é justamente isso que falta, além, claro, da falta de empatia e profissionalismo! Já está na hora da emissora livrar o Manoel dessa humilhação, dessa violência psicológica”, escreveu Lo-Bianco em uma publicação do dia 3 de abril.

Sônia e Alessandro foram notificados por Patrícia Poeta. (Foto: Reprodução/ Instagram)
Sônia e Alessandro foram notificados por Patrícia Poeta. (Foto: Reprodução/ Instagram)

Sônia Abrão e Alessandro Lo-Bianco se manifestam

No “A Tarde é Sua” desta quinta-feira (13), a apresentadora falou sobre a notificação. “Deixa a imprensa trabalhar. Também tenho um filho advogado. Falou mal de mim, vou ligar: ‘Filho…’. Aquilo que nós falamos ontem aqui: jornalista não pode temer processo. Isso não pode fazer calar. A gente tem que ter responsabilidade sobre o que fala. Se o processo vier e você ganhar, ótimo. Se a pessoa perder, ótimo também, e cumpra-se a lei. A gente é do lado da lei”, disse Sônia.

“Não vem com intimidação porque, se isso está existindo, isso é intimidação. Quer coisa mais feia? Ainda vindo de uma profissional da área, não dá pra entender. É hora de parar”, acrescentou.

Continua depois da Publicidade

Lo-Bianco, por sua vez, publicou uma retratação em tom de ironia. “Eu, Alessandro Lo-Bianco, jornalista e radialista, venho por meio deste comunicado me retratar publicamente por ter entrado no ar ontem após esquecer de tapar meus lindos pontos sem o esparadrapo (após tirar um sinal do rosto). Certa da retratação, firmo aqui o compromisso de não esquecer mais de andar com a caixinha de esparadrapo fora do bolso”, escreveu.

O jornalista ainda retuitou um post de Elias Abrão, irmão de Sonia e diretor do “A Tarde É Sua”, sobre “censura“. “Imprensa tentando censurar imprensa? Notificações extrajudiciais? Vivi pra ver isso. Acho que na minha carreira foram 2 prêmios Vladimir Herzog, é só dar um google. Boa Noite, Poetas”, diz o texto compartilhado por ele.

(Foto: Reprodução/ Twitter)
(Foto: Reprodução/ Twitter)

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *