MP investiga nomeação de sogra do prefeito de Araucária após político se casar com menina de 16 anos

MP investiga nomeação de sogra do prefeito de Araucária após político se casar com menina de 16 anos


Após a notícia de que o prefeito de Araucária se casou com uma adolescente de 16 anos e concedeu à sogra um cargo no governo, o Ministério Público do Paraná informou que está apurando a nomeação de Marilene Rode à secretaria de Cultura e Turismo do município.

De acordo com o g1, a união entre Hissam Hussein Dehaini, de 65 anos, e a jovem aconteceu no mês passado, apenas um dia após a menina completar idade legal para formalizar o matrimônio. Em seguida, o Diário Oficial de Araucária publicou a nomeação de Marilene para o novo cargo. Antes do casamento da filha, ela era diretora-geral na Secretaria de Educação da cidade.

Continua depois da Publicidade

Até março deste ano, no trabalho antigo, Marilene tinha salário de R$ 13.917,38, segundo o Portal da Transparência. Agora, o valor aumentou para R$ 21.416.

A união entre o político e a adolescente foi permitida pelos pais da jovem (Foto: Reprodução/Instagram)

Em nota, a Prefeitura de Araucária afirmou que Marilene Rode possui 26 anos de experiência no serviço público “com ampla vivência na área da Educação e em funções de chefia, assessoramento e direção”. Eles continuam: “A decisão acerca da composição de seu secretariado é ato discricionário do chefe do Poder Executivo, o qual entendeu que a servidora em questão reúne as condições necessárias para o exercício do cargo”.

Contudo, a Constituição Federal condena o ato de agentes públicos nomearem, contratarem ou favorecerem familiares em cargos públicos. Caso comprovado o nepotismo, o ato pode ser considerado improbidade administrativa.

Continua depois da Publicidade

O MP-PR informa que a infração pode ocorrer de forma direta – como a nomeação de parentes para cargos em uma mesma administração – ou de forma cruzada, a partir de nomeações de familiares com a troca de favores entre agentes de dois poderes, como o Executivo e o Legislativo.

Nesta terça-feira (25), Dehaini anunciou seu desligamento do partido Cidadania, mas não explicou o motivo da decisão. “Eu Hissam Hussein Dehaini anuncio meu desligamento do partido Cidadania, agradeço a convivência que sempre tive na legenda desde 2009, sendo meu único partido de filiação. Grato pela acolhida”, disse em nota.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *