Prêmio Multishow 2023: Resumão! IZA é a grande vencedora da noite; Ludmilla e Simone Mendes também se destacam — confira tudo

Prêmio Multishow 2023: Resumão! IZA é a grande vencedora da noite; Ludmilla e Simone Mendes também se destacam — confira tudo


Atenção, atenção! A festa da música nacional está passando pela sua rua! A 30ª edição do Prêmio Multishow agitou a noite desta terça-feira (7). O evento, comandado por Ludmilla, Tadeu Schmidt e Tata Werneck, honrou o tema “A música mexe com o Brasil” e colocou o público para dançar ao som de pop, rap, rock, funk, forró, pagode, sertanejo, gospel, tudo junto e misturado! A cerimônia ainda consagrou IZA e Simone Mendes como as grandes vencedoras.

A maior novidade desta edição foi a categoria de “Artista do Ano”, escolhida pelos próprios indicados através de cabines no tapete vermelho. O prêmio foi diretamente para IZA das mãos de ninguém menos que Milton Nascimento. “Muito obrigada a todo mundo que acredita no meu trabalho, que escuta as minhas músicas e me impulsiona, que entende o meu jeitinho de ser e que me inspira”, começou a imperatriz.

“Eu sou só gratidão aos artistas. Façam o que vocês quiserem, usem sua voz, cantem a brisa que vocês quiserem, as pessoas certas vão entender e todo mundo tem um lugar”, concluiu.

Continua depois da Publicidade

A entrada de Ludmilla na apresentação também foi, no mínimo, inesquecível. A cantora rebateu todas as críticas de que teria esquecido a letra do hino nacional no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, que aconteceu no domingo (5), e resolveu mostrar que estava com a música na ponta da língua. “Desculpa quebrar o protocolo, mas eu precisava fazer isso”, disse a estrela.

Continua depois da Publicidade

Um dos momentos mais tocantes da noite foi quando Simone Mendes levou os prêmios de “Sertanejo do Ano” e “Hit do Ano” por “Erro Gostoso”. A estrela recebeu as estatuetas das mãos de Deborah Secco, Roberta Miranda, Diego Martins e Amaury Lorenzo, e se emocionou ao fazer seu discurso de aceitação. “Não foi fácil chegar até aqui. Foi com muita luta, muita fé, muito amor pelo que eu faço, e com a ajuda de pessoas muito especiais, como a minha família, meus empresários, minha equipe, meu produtor musical”, disse ela.

Outro grande destaque foi o prêmio póstumo para Elza Soares. A artista, que nos deixou no ano passado, levou a estatueta de “MPB do Ano” pela canção “No Tempo da Intolerância”. “Elza Soares ganhar esse prêmio significa muito para a luta do povo preto. São vocês que fazem a nossa música e Elza falou isso o tempo todo”, disse o compositor Pedro Loureiro ao subir ao palco.

Em outro momento, IZA e MC Carol se surpreenderam ao levar o troféu de “Pop do Ano” por “Fé nas Malucas”. As duas subiram ao palco para aceitar o prêmio da Academia e agradeceram ao público por todo o sucesso da faixa. Já Xande de Pilares venceu “Álbum Do Ano” pelo disco “Xande Canta Caetano”.

E o que não faltaram foram trechos divertidos… Até porque é impossível não cair na gargalhada com a Tatá. Uma das piadas que arrancou risadas da plateia foi quando a apresentadora relembrou o processo que tomou da Rede TV por um comentário sobre a grade da emissora há dois anos. Dessa vez, a humorista soltou a seguinte pérola: “Esse ano eu vim com um vestido mais caro que a grade”. Ela não perdoa!

Performances

O bapho já começou no pré-show, com performances incríveis de nomes que se destacaram no último ano. Além de João Gomes e Menos é Mais, Tarcísio do Acordeon, Vitor Fernandes, Raquel dos Teclados e Kadu Martins também agitaram o público.

O musical de abertura da cerimônia oficial relembrou momentos marcantes das 30 edições e celebrou a diversidade da música brasileira. Pedro Sampaio comandou a apresentação, que teve vários remixes, além da participação de grandes nomes como Gabriel O Pensador cantando “Cachimbo da Paz”, Joelma apresentando o hino “Voando para o Pará”, NX Zero com “Razões e Emoções”, Samuel Rosa com o hit “Vou Deixar” e Tati Quebra Barraco entoando a canção “Boladona”.

Continua depois da Publicidade

Ainda trouxeram rock, pop e MPB para o palco; Gloria Groove com “Vaca Profana”, da inesquecível Gal Costa, Liniker com um cover lindo de “Gente Aberta”, de Erasmo Carlos, e Pitty com  “Esse tal de Roque Enrow”, de Rita Lee.

A arte cristã fez sua estreia na premiação com Aline Barros e o grupo Preto No Branco, que performaram “Ninguém Explica Deus” e “Jeová Jireh”. Já BK’, Filipe Ret, MV Bill e Tasha & Trace foram os representantes do hip hop. Enquanto BK’ apresentou “Amanhecer”, Ret animou os fãs do hit “Deus Perdoa”. A dupla de irmãs cantou “Tang” e o veterano entoou “Soldado do Morro”.

Duda Beat, Manu Bahtidão, Marina Sena e Pabllo Vittar embalaram o evento com canções que marcaram o ano, vindas de todos os cantos do país. Rolou “Sem Ti”, “Tudo Pra Amar Você”, “Meu Jeito de Amar” e “Triste com T”. 

Ludmilla ainda entregou uma performance sexy de “Sintomas de Prazer”, e logo emendou no pancadão. O funk ficou por conta de “Senta e Levanta”, além de uma homenagem à MC Kátia, pioneira do estilo que morreu este ano. A danada se juntou à MC Nem e apresentou “Duelo 2”.

Continua depois da Publicidade

Para os nostálgicos de plantão, o Soweto aproveitou as três décadas de premiação para celebrar os 30 anos do grupo de pagode. Ao comando de Belo, eles apresentaram os clássicos “Derê”, “Mundo de OZ”, “Maçã do Amor” e “Não foi à Toa”.

Reunindo várias gerações da música brasileira, IZA, Jão e Melly se apresentaram com Lulu Santos, com as músicas “Alinhamento Milenar”, “Azul”, “Fé nas Maluca”, “Tempos Modernos” e “Assim Caminha a Humanidade”. Enquanto isso, Michel Teló e Simone Mendes enalteceram o sertanejo e seus maiores hits. O artista soltou a voz com “Fuzuê” e a cantora, claro, deu uma palinha de sua música premiada, “Erro Gostoso”. Eles também se juntaram para o clássico hino sertanejo “Nuvem de Lágrimas”.

Luísa Sonza prometeu e cumpriu! A loira entregou um medley do hit “Chico” — sem citar o nome do ex, Chico Moedas — com a inédita “La Muerte”. A performance teve direito a camas e morangos derramados no corpo. UI! Carlinhos Brown, BaianaSystem e Rachel Reis ainda levaram todo o gingado da Bahia com as músicas “Quizabeira”, “Duas Cidades ” e “Beija-Flor”. 

Para fechar, a noite terminou com uma das parcerias mais ilustres da cerimônia: Xande de Pilares e Caetano Veloso se uniram para uma performance inédita de “Gente”. Recentemente, o sambista regravou hinos compostos pelo veterano.

Continua depois da Publicidade

Lista de indicados ao Prêmio Multishow 2023

Álbum do Ano
Afrodhit / IZA
Escândalo Íntimo / Luisa Sonza
ICARUS / BK’
No Tempo da Intolerância / Elza Soares
Super / Jão
Xande Canta Caetano / Xande de Pilares *VENCEU*

Revelação do Ano
Carol Biazin
KayBlack
Melly *VENCEU*
Nadson O Ferinha
Thiago Pantaleão
Veigh

Axé e Pagodão do Ano
Cria da Ivete (Ao Vivo) / Ivete Sangalo
Dejavú / ÀTTØØXXÁ part. Liniker
Pitbull Enraivado / Oh Polêmico
Posturado e Calmo / Léo Santana
Soca Fofo / A Dama
Zona de Perigo / Léo Santana *VENCEU*

Brega e Arrocha do Ano
Anota Aí (Ao Vivo) / Ávine Vinny e Nattan
Cadê Seu Namorado Moça? / Thales Lessa e Nadson O Ferinha
Duas (Versão Arrocha) / Dilsinho, Nadson O Ferinha, Rafinha RSQ
Love Gostosinho (Ao Vivo) / Nattan e Felipe Amorim
Sinal / Nadson O Ferinha e João Gomes *VENCEU*
Toca o Trompete / Felipe Amorim

Capa do Ano
Afrodhit (IZA) – Direção Criativa: IZA, Felipe Sassi, Nídia Aranha e Caio *VENCEU*
Escândalo Íntimo (Luísa Sonza) – Olga Fedorova
ICARUS (BK’) – Idealização: AKQA Coala.LAB. / Foto: Bruna Sussekind
O Dono do Lugar (Djonga) – Idealização: Djonga / Execução: Coniin
Super (Jão) – Gabriel Vorbon
Vício Inerente (Marina Sena) – Jean LaBanca, Miguel F Mello, Fernando Toma

Cristã do Ano
Deixa / Maria Marçal
Deserto (ao Vivo) / Maria Marçal
Deus Cuida de Mim / Kleber Lucas e Caetano Veloso *VENCEU*
Me Atraiu (Ao Vivo) / Gabriela Rocha
Ninguém Explica Deus / Clovis e Ton Carfi
Todavia Me Alegrarei (Ao Vivo) / Sarah Beatriz

DJ do Ano
Alok *VENCEU*
DENNIS
Mu540
Pedro Sampaio
VHOOR
Vintage Culture

Forró e Piseiro do Ano
Chorei na Vaquejada / Eric Land e Tarcísio do Acordeon
Pega o Guanabara (Ao Vivo) / Wesley Safadão e Alanzim Coreano
Coladin (Minha Deusa) / Zé Vaqueiro
Pequena Flor / João Gomes *VENCEU*
Pra Que Fui me Apaixonar / João Gomes e Iguinho & Lulinha
Prejudicado / João Gomes

Continua depois da Publicidade

Funk do Ano
Funk Rave / Anitta – Diretor: João Wainer e Ricardo Souza
Namora Aí / MC Ryan SP, MC Daniel, Kotim
Novidade na Área / MC Livinho e DJ Matt D
Tá OK / DENNIS e Kevin O Chris *VENCEU*
Vai Novinha Ah Ah Ah / Dj Dyamante
Faz um Vuk Vuk / Kevin O Chris

Hip Hop do Ano
Ballena / Vulgo FK, MC PH, Veigh, Pedro Lotto
Conexões da Máfia / Matuê feat. Rich the Kid
Coração de Gelo / WIU
Melhor Só / KayBlack, Baco Exu do Blues, Marquinho no Beat
Novo Balanço / Veigh, Bvga Beatz, Prod Malax
penumbra / Djonga feat. Sarah Guedes e Rapaz do Dread *VENCEU*

Instrumentista do Ano
Amaro Freitas
Hamilton de Holanda
Jonathan Ferr
Pretinho da Serrinha *VENCEU*
Rafael Castilhol
Silvanny Sivuca

MPB do Ano
Céu Rosé / Gilsons e Lagum
Chico / Luisa Sonza
Grão de Areia / Rubel e Xande de Pilares
Bateu / Gilsons, Rachel Reis, Mulú
No Tempo da Intolerância / Elza Soares *VENCEU*
Vem Doce / Vanessa da Mata

Pop do Ano
AMEIANOITE / Pabllo Vittar e Gloria Groove
Fé nas Maluca / IZA e MC Carol *VENCEU*
Me Lambe / Jão
Pilantra / Jão e Anitta
Sintomas de Prazer / Ludmilla
Tudo pra Amar Você / Marina Sena

Produção Musical do Ano
Douglas Moda
Iuri Rio Branco
Mu540
Nave
Papatinho
Pretinho da Serrinha *VENCEU*

Rock do Ano
DISTOPIA / Planet Hemp e Criolo *VENCEU*
Electric Fish / Ana Frango Elétrico
Aos Poucos / Supercombo
Segredo / Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo
TACA FOGO / Planet Hemp
Você Vai Lembrar de Mim / NX Zero

Samba e Pagode do Ano
Diferentão (Ao Vivo) / Dilsinho
Insônia / Ludmilla e Marília Mendonça
Interessante / Ferrugem
Lapada Dela (Ao Vivo) / Menos é Mais e Matheus Fernandes
Me Perdoa / Ferrugem e IZA
Muito Romântico / Xande de Pilares *VENCEU*

Sertanejo do Ano
Dói / Jorge & Mateus
Erro Gostoso (Ao Vivo) / Simone Mendes *VENCEU*
Narcisista (Ao Vivo) / Maiara & Maraisa
Nosso Quadro / Ana Castela
Oi Balde (Ao Vivo) / Zé Neto & Cristiano
Solteiro Forçado (Boiadeira Internacional) / Ana Castela

Categorias com voto popular

Show do Ano
BK’ / ICARUS
Ludmilla / NUMANICE 2023 *VENCEU*
BaianaSystem e Olodum / OlodumBaiana
Ludmilla / ROCK IN RIO 2022
Marisa Monte / TURNÊ PORTAS
Titãs / TURNÊ TITÃS ENCONTRO

Voz do ano
Gloria Groove
IZA
Liniker
Ludmilla *VENCEU*
Luísa Sonza
Marina Sena

Continua depois da Publicidade

Clipe TVZ do Ano
Campo de Morango / Luísa Sonza- DIR: Diego Fraga
Conexões da Máfia / Matuê feat. Rich the Kid – DIR: Fernando Haddad e 30praum
Fé nas Maluca / IZA e MC Carol – DIR: Felipe Sassi
Funk Rave / Anitta – DIR: João Wainer e Ricardo Souza
Pilantra / Jão e Anitta – DIR: Pedro Tófani *VENCEU*
Ta OK / DENNIS e Kevin O Chris – DIR: Belinha Lopes

Hit do Ano
Chico – Luísa Sonza
Erro Gostoso (Ao Vivo) – Simone Mendes *VENCEU*
Nosso Quadro – Ana Castela
Posturado e Calmo – Léo Santana
Ta OK – DENNIS E Kevin o Chris
Zona de Perigo – Léo Santana

Artista do Ano (votada pelos próprios artistas no dia da premiação)
Ana Castela
Anitta
IZA *VENCEU*
Ludmilla
Jão
Luisa Sonza



Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *