Caso Isabele: Justiça determina que jovem que matou amiga volte à faculdade após expulsão

Caso Isabele: Justiça determina que jovem que matou amiga volte à faculdade após expulsão


A Justiça Federal determinou que a jovem que matou a amiga Isabele Guimarães Ramos, com um tiro na cabeça em um condomínio de luxo em Cuiabá, em 2022, retorne à faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas (SP).

Ela estava matriculada no curso de medicina e foi expulsa no dia 16 deste mês, mas a defesa entrou com recurso e conseguiu a reversão nesta terça-feira (27). De acordo com o g1, a decisão foi proferida pelo juiz Haroldo Nader, da 6ª Vara Federal de Campinas (SP), que determinou que a estudante deve ser aceita novamente no curso em até dois dias. 

Defiro a liminar para determinar à autoridade impetrada que reintegre a impetrante no curso de medicina em que está matriculada, sem qualquer prejuízo acadêmico pelos dias em que não o pode frequentar em razão do ato impetrado“, disse na decisão.

No dia 16 de fevereiro, a Faculdade São Leopoldo Mandic expulsou a jovem que foi condenada por matar Isabele Ramos Guimarães, de 14 anos, com um tiro na cabeça, em junho de 2020. A instituição recebeu uma denúncia e optou pelo desligamento da aluna de 18 anos, após constatar que “a presença dela gerou instabilidade do ambiente acadêmico” e estaria “comprometendo a reputação da instituição”.

Adolescente que atirou e matou Isabele é condenada a 3 anos de internação em regime socioeducativo em Cuiabá. (Foto: Ianara Garcia/TV Centro América)

“Com base no Regimento Interno da Instituição e no Código de Ética do Estudante de Medicina, publicado pelo Conselho Federal de Medicina, a Faculdade São Leopoldo Mandic decidiu pelo desligamento da aluna, assegurando a ela a apresentação de recurso, em atendimento aos princípios do contraditório e ampla defesa”, informou a universidade em nota.

Ainda de acordo com o comunicado, a decisão também foi baseada em “princípios éticos”. “A Faculdade tem como nortes a estabilidade de sua comunidade, a dignidade acadêmica e o respeito aos princípios éticos que regem o ensino superior, para o que se faz necessário afastar riscos à reputação e imagem da Instituição, construída ao longo dos últimos 30 anos”, concluiu o texto.

Um grupo de mães também teria pressionado a direção. “Essa estudante matou a melhor amiga com um tiro bem no meio do rosto. Quem me garante que ela não vai fazer isso de novo? Não estou nem dormindo direito”, apontou Berta Camillo, cuja filha era da mesma classe que a jovem, ao blog de Ullisses Campbell. A mãe da jovem expulsa lamentou a decisão, a qual chamou de “linchamento moral”. Clique para ver.

Continua depois da Publicidade

Relembre o caso

Isabele Guimarães Ramos estava na casa da amiga em 12 de julho de 2020, num condomínio de luxo em Cuiabá, Mato Grosso, quando levou um tiro no crânio e veio a óbito. De acordo com a adolescente que efetuou o disparo, a pistola teria sido acionada quando ela guardava a arma para seu pai –  negando que estivesse brincando com o objeto, ou tentando mostrá-lo para a amiga.

Outras sete armas foram encontradas na casa. A jovem chegou a ser condenada por homicídio doloso, mas após recurso da defesa, em 2022, a Justiça considerou que foi um homicídio culposo – quando não há intenção de matar. Em julho de 2023, a Justiça do Mato Grosso extinguiu o processo de execução de medida socioeducativa da adolescente.

Patricia Hellen Guimarães Ramos, mãe de Isabele, move uma ação de danos morais no valor de R$ 2 milhões contra a família da jovem que matou sua filha e contra a família do ex-namorado dela, que levou a arma para a casa onde Isabele foi morta. Saiba todos os detalhes do caso, clicando aqui.



Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *